Programação Progressiva

Fórum para dúvidas dos sites: Programação Progressiva, Java Progressivo, C Progressivo


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Jogo da Vida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Jogo da Vida em Qui Out 30, 2014 4:22 pm

Fefs


Convidado
Seria muito interessante se vcs postassem no site um código de jogo da vida. bounce
seguindo essas regras Uma maneira simplista de se definir uma autômato celular é descrevê-lo como um sistema composto por células, cada uma delas possuindo um estado ao longo do tempo. Exemplo: um carro de corrida no instante 0s está parado, no tempo 1s está a 50km/h, no instante 2s está a 100km/h e no instante 3s ele faz uma curva e portanto diminui para 90km/h; além disso os carros participantes da corrida não possuem as mesmas velocidades para os mesmos instantes (no instante 4s o carro A pode estar a 100km/h e o carro B a 50km/h).
Há um detalhe que deve ser explicitado no exemplo anterior para aproximá-lo um pouco mais de um autômato celular; as células possuem comportamentos diferentes entre sí mas para mudar seu comportamento elas não "tomam uma decisão" individualizada, e sim analisam a situação de suas redondezas. Podemos então, pensar no trânsito de uma rua; um carro possui a opção de se mover ou ficar parado, mas se o carro que está em sua frente não se mover, ele é obrigado a não se mover também, no instante seguinte necessariamente ele estará parado.
O modelo que é mostrado nesta simulação é conhecido como o Jogo da Vida, um dos modelos mais simples de autômatos celulares, a regra que vale para ele é a seguinte: em um momento genérico t uma célula pode estar viva ou morta, no instante seguinte (t + 1) ela morrerá se:
- houver menos que 2 vizinhos (morre por solidão)
- houver mais do que 3 vizinhos (morre por superpopulação)
Caso contrário ela permanecerá viva. Em um lugar desocupado, surgirá uma nova vida se nas redondezas deste lugar houverem exatamente 3 células. Além disso, a configuração inicial das células no espaço é determinada por uma função matemática que possui dois objetivos: alocar as células de maneira aleatória e de manter uma proporçao inicial de 66% de células vivas. Deve-se notar que alguns modelos acabam se mantendo estáveis ao longo da simulação:

* * * *
* * e também * *
*
Como estes, também existem os modelos oscilantes:
*
* * * se torna * que se torna * * * e assim sucessivamente.
*
Como estes, existem vários outro modelos diferentes (estáveis e oscilantes) que são percebidos no decorrer da simulação. O Jogo da Vida, por simples que seja, ressalta o poder dos autômatos de fazer simulações computacionais, as quais podem ser utilizados em vários campos da ciência flower flower flower flower What a Face I love you

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum