Programação Progressiva

Fórum para dúvidas dos sites: Programação Progressiva, Java Progressivo, C Progressivo

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problemas com WHILE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Problemas com WHILE em Qui Maio 21, 2015 11:12 pm

Dentro da estrutura do código abaixo, se for digitado qualquer valor que não seja numeral entro em um LOOP INFINITO. Qual a explicação técnica para isso?

#include <stdio.h>
void main() {
int a = 0;
while(1) {
printf("Digite 9 \n");
scanf("%i", &a);
if (a == (int)9.0) {
break;
}
}
}

Ver perfil do usuário

2 Re: Problemas com WHILE em Sex Maio 22, 2015 4:58 pm

Bom, talvez seja por causa do caractere new line no buffer do teclado, ou pelos tipos
de dados diferentes mesmo... Sei lá, eu não tenho muitos conhecimentos técnicos sobre
a linguagem, é o que eu acho.

Mas se você colocar, em baixo do scanf, um outro scanf com o operador de supressão "*",
resolve esse problema. Ex:
Código:
scanf("%i", &a); // lê um número
scanf("%*c"); // suprime um caractere - o new line provavelmente

Ver perfil do usuário

3 Re: Problemas com WHILE em Sab Maio 23, 2015 1:20 pm

Abner,

Então acho que podemos eliminar a questão da TIPAGEM DE DADOS, pois alterei meu código conforme abaixo e o problema persiste:

Código:
#include <stdio.h>
void main() {
int a = 0;   
while(1) {
   printf("Digite 9 \n");
   scanf("%d", &a);
   //scanf("%*c"); // suprime um caractere - o new line provavelmente
      if (a == 9) {
         break;
      }
   }
}

Utilizando o operador de supressão resolve, esse operador é novo pra mim. Gostaria de entender tecnicamente como ele funciona e porque resolve o meu problema? Ele elimina o ENTER que se dá após informar o valor?

Ver perfil do usuário

4 É isso em Sab Maio 23, 2015 7:04 pm

Então, vcj81, essa é a idéia, esse operador serve pra você suprimir, descartar, algo que você não queira ler na scanf.
Ex:
Código: